quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Escola de Pais do Brasil - Curitibanos


Um tema que preocupa os educadores e instituições de ensino, é sem dúvida, a educação de nossas crianças, adolescentes e jovens.
As instituições de ensino procuram orientar, guiar os educandos e ainda propor-lhes valores onde tenham pontos de referência.
Cabe aos educadores aprimorar os valores morais, éticos e espirituais da criança. 

Diante deste desafio, A Escola de Pais do Brasil de Curitibanos auxiliou  nossa Gerência, contribuindo com um curso para professores com o tema DIFICULDADES E FACILIDADES PARA SE EDUCAR.

Este curso teve como objetivo proporcionar aos profissionais envolvidos com a educação de crianças, adolescentes e jovens, a oportunidades de debater e refletir sobre o desenvolvimento, a aquisição de conhecimento, valores morais, éticos, espirituais e educacionais.

Os Presidentes da Escola de Pais do Brasil/Curitibanos, Acir e Vilma Fontana Maciel estiveram empenhados por três semanas em proporcionar aos cursistas  uma reflexão sobre a problemática educacional, motivando-os e auxiliando-os a promover as mudanças de comportamento desaconselháveis, a fim de melhorar o papel de pais e educadores.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Curso do Salto Para o Futuro


Terminou mais um Curso do Salto Para o Futuro em parceria com a Escola de Pais do Brasil - Curitibanos. E teve como tema: "Dificuldades e Facilidades para se Educar na Atualidade.
Nem precisamos mencionar que foi mais um sucesso.
Este foi o último do ano, mas ano que vêm tem mais e com certeza continuará sendo cursos com alto nível.
Precisamos lembrar que este sucesso só foi possível pelo empenho da nossa Orientadora de Aprendizagem do Salto Para o Futuro, Maristela Riboli Zuquelo com apoio de muitas docentes, as quais, contribuíram para que os cursos fossem momentos de grande aprendizagem.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Destaques da EEB. Professor Antonio Francisco de Campos

 
Alunos destaque com média 9,17 da 8ª série 1  , 3º bimestre  GUSTAVO , JONATHAN E WESLEY 

Alunos destaque da 8ª série 2 , 3º bimestre  JÉSSICA , MARIANA , SAMUEL , EDUARDA , EMANUEL  E ALINE.

Maquete dos alunos da 8ª série 1 WELLINGTON E DAVID

Professor EDILSON com seus dois alunos participantes da Feira de Matemática em PIRATUBA  ALLAN E LINDOMAR  COM O PROJETO : A MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UM SONHO , (á direita)DIRETORA AGDA PONTES E  A   ATP (Assistente Técnico Pedagógico), IVETE SONDA.

Show de Mímicas

EEB PROFESSOR  ANTÔNIO FRANCISCO  DE CAMPOS
Foi um sucesso o show de mímica  dos alunos da APADAC.
  (da esquerda para a direita)
Professora Sandra ,aluna Cibele , professora Mariane , alunos Luis , Gabriel e Valdecir.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

EEB Prof. Antônio Francisco de Campos em Alta!

Alunos da EEB Prof. Antônio Francisco de Campos atingem média acima de 9 no terceiro bimestre e são destaques na escola!
A foto é dos alunos das  8ª série 1 -que atingiram média de 9,17

Gustavo , Jonathan e Wesley

                                                                                         e dos alunos da 8ª série 3 que
                                                                  também merecem os aplausos pela conquista!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

GERED recebe FIAT Doblô


Hoje dia 21 de novembro de 2011 foi um grande dia para a Educação, já que um sonho, um objetivo de anos foi realizado, concretizado.
O Secretário de Desenvolvimento Regional Curitibanos, Roque Stanguerlin entregou a chave de um FIAT Doblô para o Gerente de Educação Kleberson Luciano Lima.
Este veículo será de grande utilidade, já que os outro estavam em um estado não muito seguros para longas viagens e também será usado para deslocamento de longas distâncias, diminuindo assim não só os custos com viagens como também riscos com problemas na estrada.
Nós da educação agradecemos à todos os que se empenharam para esta conquista.

Concluída a última etapa do Curso de Formação Continuada para Assistentes de Educação da Regional de Curitibanos,


A Gerência de Educação de Curitibanos, através da Supervisão de Desenvolvimento Humano, concluiu no dia 17/11/2011 a última etapa do Curso de Formação Continuada para Assistentes de Educação da Regional de Curitibanos,
O evento, proporcionou aos Assistentes de Educação e a equipe do setor de Desenvolvimento Humano da GERED, refletir e reorganizar os trabalhos desenvolvidos no âmbito da secretaria escolar. Contou com palestras, discussões, oficina, trabalhos em grupos, elaboração de portfólio de Leis e seminário de apresentações , através dos temas: Sistema de Registro e Informação Escolar de Santa Catarina-SISGESC, Leis, Decretos, Pareceres e Normativas que regem a comunidade escolar. 
Esta iniciativa teve como principal objetivo, aprimorar a  qualidade dos trabalhos administrativos  desenvolvidos na escola pública estadual.


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dia Nacional da Consciência Negra


Disciplina: História
Professoras: Elizabete Ribeiro Mazzuco e Solange Vaz Pit

Trabalhos dos alunos relacionados ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).


Artes Marciais na EEB. Urbanos Salles


Como conteúdo do 4° bimestre, a professora de Educação Física, Cristiane Pasini Caetano propôs aos seus alunos a pesquisa teórica sobre artes marciais.
Neste dia 17/11, se fizeram presentes na Escola, representantes da Colônia Japonesa para demonstração das artes marciais praticadas por eles.
O Bu Jutsu Do e o Kendô são artes marciais japonesas milenares e não visam a luta propiriamente dita, mas sim o desenvolvimento espiritual e da mente. Faz com que o praticante preste mais atenção em si buscando, praticando e transmitindo sempre a verdade.

Bu Jutsu Do por Fabricio Bonassa

 O Matusa Bu Jutsu Do é um segmento da filosofia oriental no qual o adepto não visa o confronto, ou a competição, mas sim a prática de movimentos que auxiliam no seu desenvolvimento psíquico e espiritual.
Não tem por objetivo principal formar atletas, ou trabalhar massa corporal através de exercícios físicos, mas contribuir com o desenvolvimento integral do seu praticante tendo na prática a utilização de movimentos naturais.

        Não é só uma arte marcial, mas uma filosofia de vida análoga à antiga filosofia dos guerreiros tibetanos, quando de sua luta contra seus demônios e fraquezas terrenas.


A base da defesa pessoal consiste em utilizar a força do oponente em proveito próprio. Isto se torna possível quando se estabelece uma sintonia entre os contendores, que permitirá um estudo dos movimentos e reações de cada um, conduzindo a um maior e melhor auto-conhecimento. A harmonia estabelecida proporciona uma antevisão das reações, permitindo que se acompanhe a movimentação do oponente utilizando-a em seu favor.
A defesa pessoal, visualizada pelo Matusa Bujutsu Do, é de âmbito universalista: não se preocupa apenas com o bem estar individual, pois têm a consciência de que não há evolução sem interação e cooperação.
Ter consciência de que todos somos um com Deus, é percorrer o caminho correto (Do).


Kendô por Miwa Onaka e Aya Honda
Kendô (é uma arte marcial japonesa moderna (gendai budo), desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu. O praticante de kendo é chamado de kenshi ou kendoka.


A prática do kendo não se limita ao manejo da shinai (espada de bambu), Bokuto (espada de madeira) ou katana (espada longa japonesa), mas abrange também a prática e cultivo do espírito e do Reigi (etiqueta).
Nesse sentido, o item 3 do artigo 6, do capítulo "Supplemental Provisions of FIK Constitution" discorre que "No caso em que o ensino do kendo é utilizado de má fé para qualquer propósito comercial", há razões para pedido de expulsão de um membro.
O ken (espada) é estudado de duas formas: prática (shiai) e o kata.

Objetivo da prática de kendo

- Não golpear pontos incorretos.
Não desperdiçar golpes.
Golpear atacando e quebrando a postura do adversário.
Golpear com destemor, 'sem pensar na morte'


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Vencedor do Concurso Recicla CDL na Escola

Agradecemos o apoio de todas as escolas e o incentivo aos alunos na participação do Concurso de Redação e Desenho, Recicla CDL na Escola com o tema: "Como posso preservar o Meio Ambiente".
Ficamos felizes pelo aluno Jefferson Silva dos Santos, do 4º ano do Ensino Fundamental, da EEB. Sólon Rosa do município de Curitibanos, por ter seu desenho escolhido entre os 10 ganhadores. Foram 56.320 trabalhos inscritos no concurso que foram analisados pela Comissão Julgadora composta por representantes da SED, Federação das Câmaras dos Dirigentes Logistas de Santa Catarina (FCDL)e RBS/Diário Catarinense, que fizeram a escolha dos trabalhos.
O aluno será premiado com um notebook, um passeio cultural na cidade de Florianópolis, bem como a publicação do desenho no encarte do DC: Memória do Curso e em um calendário para o ano de 2012.

"Este concurso se insere em nossas atividades escolares, envolvendo alunos, professores e comunidade, e os resultados são compensadores. Promoções deste tipo fazem os alunos refletir, explorar a criatividade com suas redações e desenhos", disse o secretário da Educação, Marco Tebaldi

Ao nosso aluno parabéns...

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

TRABALHO ARTES - PERÍODO GÓTICO - EEB. MAL. EURICO GASPAR DUTRA


Os alunos da 7ª e 8ª série trabalharam em artes  com o professor João o período Gótico, caracterizado pelos vitrais.
Obrigado ao professor e aos alunos por compartilhar este trabalho maravilhoso.
Parabéns!



EEB Sólon Rosa e o Centenário de Carlos Drummond de Andrade

O 3º ano do Ensino Médio da EEB. Sólon Rosa realizou uma oficina na matéria de Língua Portuguesa,  sobre a SEGUNDA FASE DO MODERNISMO NO BRASIL, referente ao Centenário de CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE!
Foram momentos de muito aprendizado e diversão, aprender assim é gostoso.

                                                       PARABÉNS AOS ALUNOS!
                                                       PARABÉNS PROFESSORA!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Orgulho para nossa Gerência


A EEB. Irmã Irene foi destaque esta semana no Diário Catarinense e tudo isso pelo empenho e dedicação das alunas Ana Julia Truppel e Ana Cristina Pires. Elas participaram da VI  Feira de Ciência e Tecnologia da Educação Básica com o trabalho “Arquitetura sustentável – Cobstrução de um Condomínio Ecológico”.
TEMA - Arquitetura Sustentável – Construção de um Condomínio Ecológico
JUSTIFICATIVA – Desenvolver a construção de forma mais ecológica, econômica e que visa ao bem estar e aos interesses de seus usuários.
OBJETIVO – Construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais.
QUESTIONAMENTO - A construção sustentável custa mais caro?
Pode custar 5% mais caro do que um edifício convencional, mas ao longo de seu uso pode geral uma economia de 30%.
PARA SER SUSTENTÁVEL UM DESENVOLVIMENTO HUMANO DEVE SER:
  • Ecologicamente correto
  • Economicamente viável
  • Culturalmente aceito
ALTERNATIVAS
AQUECIMENTO SOLAR – Utiliza três coletores solares e um reservatório de 500 litros. Pode gerar uma economia de 35% em apenas um ano de uso.
CISTERNA – Inclui reservatório 500 litros, filtros e seletores de água.
CÁLCULOS
Valor da Obra      +      Aquecimento      +     Cisterna
(casa comum)                   solar       
R$  100 mil                      R$ 3,5 mil               R$ 778,8
         _______________________________
                         Valor total da obra
                            R$ 104.278,80


OUTRAS IDEIAS

Lâmpada Fluorescente – Economiza até 80% de energia quando comparada com a lâmpada incandescente.
Placa Solar com Garrafa PET – Além de ser mais barata, retira da natureza varias embalagens que, se não recicladas demorariam muitos anos para se decompor.
Tijolo Ecológico – Com suas características físicas, este tipo de tijolo proporciona economia, estabilidade estrutural, harmonia e beleza arquitetônica.
Eco Telhado – É um jardim suspenso, também conhecido como telhado verde.

Parabéns meninas! Continuem nos proporcionando alegrias como esta, estamos orgulhosos.

Certificados do Curso de LIBRAS de Setembro

Os Certificados do Curso de LIBRAS de setembro já estão prontos. É só procurar na GERED - Gerência de Educação/NTE.

a I Gincana Comemorativa na Escola Especial Hugo Miguel Sulzbach – Apae de Curitibanos

Não diferente dos demais, outubro foi um mês de muito trabalho para os profissionais da escola.  Momentos de estudo e reflexão e ainda, de diversão integraram a rotina da escola.
Começaram outubro com a I Gincana Comemorativa envolvendo todos os profissionais que prestam serviços na instituição.  O Evento teve por objetivo integrar os diversos setores, bem como, proporcionar momentos de descontração e diversão. Com espírito competitivo, mas também de união e alegria, os funcionários realizaram as atividades que foram divididas em provas de conhecimentos gerais, de habilidade, de esforço físico e de coleta de produtos para uso da instituição. Para encerrar as comemorações, um delicioso jantar, as provas finais que decidiram a Gincana e o resultado final com a apresentação da equipe vencedora.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Halloween na EEB. Urbano Salles

No dia 03 de novembro foi realizado o Halloween, sob a orientação da professora de inglês Scheila de Oliveira Pepes.

Muito Aprendizado e Diversão!
Parabéns à Escola.

Trabalhando Análise Combinatória de forma divertida - EEB. Urbano Salles

Análise Combinatória

Professora Luciana F. Ribeiro
Disciplina Matemática
Série 2.2


Trabalhando Análise Combinatória de forma divertida.
 Jogo General
Lançam –se dois dados simultaneamente. Tendo 7.776 resultados diferentes, pois no 1° 06  resultados possíveis que vai combinar com outros 6, mais outros 6, mais outros 6, mais outros 6, ou seja: 6.6.6.6.6 = 7776 resultados.

            Durante o jogo os alunos vêem  as diferentes combinações que poderá acontecer e eles precisam raciocinar para ver o que eles podem conseguirem.  

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Experimento Global sobre a qualidade da água - Qualidade da água em São Cristóvão do Sul-SC


A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2011 como o Ano Internacional da Química (AIQ) e está estimulando todos os países a realizarem atividades para aumentar a consciência coletiva sobre a importância da química e suas contribuições para o bem estar da humanidade.  Sendo assim, entre os dias 17 e 23 de outubro aconteceu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e entre as atividades propostas, a E.E.B.Prof. Argeu Furtado, representada pelos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, juntamente com a professora Lucimara, estiveram envolvidos no Experimento Global sobre a qualidade da água do Planeta, contribuindo com a análise realizada do pH da água de São Cristóvão do Sul/SC.

Para a realização desse experimento os alunos coletaram amostras de água potável dos poços artesianos da CASAN do município e também da escola. Depois, em sala de aula, usando o material fornecido, realizaram a experiência.
O resultado encontrado na água dos poços artesianos foi de 7,2. E o da escola, foi de 7,6. Isso significa que o pH dos poços está dentro do padrão considerado potável, ou seja, adequado para o consumo. Já o pH da água da escola, está alterado. Porém, a água vem desses poços. Então os alunos concluíram que possivelmente a caixa da água possa estar suja ou o material que ela é feita esteja alterando o seu pH.

Os alunos compartilharam a experiência com a direção, o qual irá tomar as devidas providências.

I OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO - Na EEB. Irmã Irene

A EEB Irmã Irene realizou no mês de outubro a I OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO com alunos das oitavas séries e do Ensino Médio. Tendo como objetivos revisar os conteúdos trabalhados em cada série durante o ano letivo e proporcionar um momento de socialização e descontração.  A olimpíada movimentou os alunos que responderam questões de diversas matérias, além questões de esporte, atualidades, entretenimento, informática e desafios de agilidade e de raciocínio lógico.

Mais detalhes no blog http://www.zeutomasi.blogspot.com/

Equipes vencedoras

Colaboração Professor Elizeu Tomasi

terça-feira, 1 de novembro de 2011

HALLOWEEN na EEB. Professor Antonio Francisco de Campos

Trabalhos feitos pelos alunos da EEB Professor Antônio Francisco de Campos sobre o dia do HALLOWEEN orientado pala Professora Eronilde Vargas .