sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Artes Marciais na EEB. Urbanos Salles


Como conteúdo do 4° bimestre, a professora de Educação Física, Cristiane Pasini Caetano propôs aos seus alunos a pesquisa teórica sobre artes marciais.
Neste dia 17/11, se fizeram presentes na Escola, representantes da Colônia Japonesa para demonstração das artes marciais praticadas por eles.
O Bu Jutsu Do e o Kendô são artes marciais japonesas milenares e não visam a luta propiriamente dita, mas sim o desenvolvimento espiritual e da mente. Faz com que o praticante preste mais atenção em si buscando, praticando e transmitindo sempre a verdade.

Bu Jutsu Do por Fabricio Bonassa

 O Matusa Bu Jutsu Do é um segmento da filosofia oriental no qual o adepto não visa o confronto, ou a competição, mas sim a prática de movimentos que auxiliam no seu desenvolvimento psíquico e espiritual.
Não tem por objetivo principal formar atletas, ou trabalhar massa corporal através de exercícios físicos, mas contribuir com o desenvolvimento integral do seu praticante tendo na prática a utilização de movimentos naturais.

        Não é só uma arte marcial, mas uma filosofia de vida análoga à antiga filosofia dos guerreiros tibetanos, quando de sua luta contra seus demônios e fraquezas terrenas.


A base da defesa pessoal consiste em utilizar a força do oponente em proveito próprio. Isto se torna possível quando se estabelece uma sintonia entre os contendores, que permitirá um estudo dos movimentos e reações de cada um, conduzindo a um maior e melhor auto-conhecimento. A harmonia estabelecida proporciona uma antevisão das reações, permitindo que se acompanhe a movimentação do oponente utilizando-a em seu favor.
A defesa pessoal, visualizada pelo Matusa Bujutsu Do, é de âmbito universalista: não se preocupa apenas com o bem estar individual, pois têm a consciência de que não há evolução sem interação e cooperação.
Ter consciência de que todos somos um com Deus, é percorrer o caminho correto (Do).


Kendô por Miwa Onaka e Aya Honda
Kendô (é uma arte marcial japonesa moderna (gendai budo), desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu. O praticante de kendo é chamado de kenshi ou kendoka.


A prática do kendo não se limita ao manejo da shinai (espada de bambu), Bokuto (espada de madeira) ou katana (espada longa japonesa), mas abrange também a prática e cultivo do espírito e do Reigi (etiqueta).
Nesse sentido, o item 3 do artigo 6, do capítulo "Supplemental Provisions of FIK Constitution" discorre que "No caso em que o ensino do kendo é utilizado de má fé para qualquer propósito comercial", há razões para pedido de expulsão de um membro.
O ken (espada) é estudado de duas formas: prática (shiai) e o kata.

Objetivo da prática de kendo

- Não golpear pontos incorretos.
Não desperdiçar golpes.
Golpear atacando e quebrando a postura do adversário.
Golpear com destemor, 'sem pensar na morte'


Nenhum comentário: