quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PAZ, momento registrado em Frei Rogério


Paz, isso é o que todos queremos. Disseminar a paz, quando vivemos um momento tão "sereno", é certamente necessário, gratificante e porque não dizer questionante?
Comemoramos em 05 de outubro, o Dia Estadual da Paz, e neste dia, o flash especial vai para o município de Frei Rogério. Localizada no coração do estado de Santa Catarina, a cidade de Frei Rogério tem uma das maiores colônias japonesas do Brasil.
Frei Rogério é conhecida não só pela cultura japonesa espalhada por toda parte, mas também por remeter aos sobreviventes da bomba atômica em todo o mundo. 

Alunos da E.E.B Urbano Salles, no detalhe.
                                                  


                                                                            Na tarde da última quarta-feira, 05/10,  cerca de 700 estudantes de toda rede de ensino estadual da SDR/GERED- Curitibanos e também da rede municipal de ensino de Frei Rogério, envolveram-se no Dia Estadual da Paz, para celebrar o tema.
Às 14hs e 30 min, iniciaram-se as festividades, com apresentações dos alunos da E.E.B. Urbano Salles contando com a presença da comunidade local, estudantes, Gerente de Educação Kleberson Luciano Lima, Secretário de Desenvolvimento Regional, Roque Stanguerlin, prefeitos e representantes das cidades de Curitibanos, Santa Cecília, São Cristóvão do Sul, Ponte Alta do Norte, Kazumi Ogawa-sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, familiares e é claro, a ilustre presença do Cônsul do Japão de Curitiba, Senhor Noboru Yamaguchi e vice-cônsul, e também prefeita municipal de Frei Rogério Ivonete Z. Felisbino.
O evento contou com a entrega oficial dos equipamentos doados pelo Consulado ao Museu, afim de aprimorar o turismo municipal.
Kazumi Ogawa, 82 anos, vítima da Segunda Guerra Mundial, relata: "Tinha apenas 16 anos na época. Dos 300 alunos de minha escola, restaram 120. Queimou tudo". Kazumi afirmou ainda, que o Parque Sino da Paz, recebe diariamente a visita de pessoas vindas das proximidades, de todo estado, país e inclusive de estrangeiros. Juntamente com Kazumi, Naoki Ogawa, sobrinho de Kazumi, enfatizou a importância de disseminar a paz: "O Museu recebe muitas visitas, diariamente temos presença de escolas e comunidade, e é um desejo que o Museu construa parcerias com a Gered e Secretarias de Educação para desenvolver projetos de visitas permanentes".
Kazumi Ogawa

Por: Esoleide Jasper e  Fabiana Cemin

A comemoração encerrou com o típico toque do Sino e a exibição de vídeos e fotos no Museu. Kazumi explicou a tradição de tocar três vezes o Sino. 
As batidas remetem à Paz no Mundo e representam: Nunca mais construir a bomba, nunca mais lançar a bomba e o último, nunca mais adquirir a bomba.

Nenhum comentário: